Estruturas de betonilha para pisos radiantes

"A distribuição do calor de grande superfície por toda a divisão faz do piso radiante o meio ideal de aquecimento ecológico e económico. No entanto, constatou-se que é difícil manter este tipo de estruturas completas sem danos durante um longo prazo. Os pisos radiantes convencionais com cerâmica provocam frequentemente deformações e fissuras. Isto deve-se ao facto de que, por exemplo, a betonilha e a camada superior expandem de forma diferente com as mudanças de temperatura devido aos diferentes coeficientes de expansão térmica.

As espessuras de betonilha dos sistemas convencionais em conformidade com as normas em vigor têm a desvantagem, a nível de aquecimento, de que a betonilha relativamente espessa retém muita energia térmica, ficando aí armazenada. Desta forma, o piso radiante convencional reage de forma lenta às mudanças de temperatura.

O sistema completo Schlüter®-BEKOTEC-THERM resolve totalmente este problema e está protegido por uma patente de processo internacional.

O nome “BEKOTEC” significa tecnologia de construção de revestimentos e “THERM” refere-se aos componentes de aquecimento. O Schlüter®-BEKOTEC-THERM baseia-se numa camada fina de betonilha aplicada nas placas de nódulos Schlüter®-BEKOTEC, reduzindo as tensões de retração das camadas de betonilha na grelha de nódulos. Com a utilização de Schlüter®-DITRA 25, Schlüter®-DITRA-DRAIN 4 ou Schlüter®-DITRA-HEAT-E, os mosaicos de cerâmica ou placas de pedra natural podem ser aplicadas assim que a betonilha puder ser pisada. Com os componentes “THERM” disponibilizamos a tecnologia de climatização perfeitamente adaptada a “BEKOTEC”, desde o tubo de aquecimento até ao regulador eletrónico. A pouca quantidade de betonilha e a proximidade da superfície dos tubos de aquecimento levam a uma rápida reação do piso radiante. Os canais de ar comunicantes da lâmina de desacoplamento Schlüter®-DITRA sob os mosaicos permitem obter uma distribuição uniforme do calor. Ao mesmo tempo, a utilização das lâminas de desacoplamento garante uma ausência de danos no piso de uma forma duradoura.

Assim, Schlüter®-BEKOTEC-THERM é um “pavimento cerâmico climatizado” de reação rápida que pode funcionar com temperaturas de entrada muito baixas, poupando energia. Obviamente, é possível aplicar outro tipo de material de revestimento sobre a betonilha Schlüter®-BEKOTEC. Há anos que Schlüter®-BEKOTEC-THERM tem vindo a demonstrar o seu valor a nível nacional e internacional sempre que é necessário um progresso rápido da construção e um aquecimento ecológico.
"