Perguntas frequentes sobre o piso radiante – As nossas respostas

Não importa se não tem noções da climatização por piso radiante ou se está apenas interessado no nosso sistema BEKOTEC-THERM: procuramos sempre dar resposta às dúvidas mais frequentes!

Tem uma dúvida que ainda não foi respondida ou já está a planear um projeto concreto? Teremos todo o prazer em receber as suas dúvidas!

Entrar em contacto

Fragen & Antworten

  • Existe uma garantia para o sistema BEKOTEC?

    Sim, existe e esta é exclusiva da Schlüter-Systems. Somos o único fabricante que assume uma garantia de 5 anos para o sistema completo. Esta garantia refere-se à estrutura completa do piso e inclui também o revestimento superior.

  • O que tenho de ter em atenção para ter acesso à garantia?

    Os componentes na betonilha também devem ser da marca Schlüter. Isto significa a placa de nódulos para betonilha, as cintas perimetrais, o tubo de aquecimento do sistema e o perfil de juntas de rebordo Dilex-EK / RF.

  • Existe um tamanho mínimo ou máximo para os azulejos utilizados?

    A medida pequena de azulejo é de 5 x 5 centímetros. Não existe um tamanho máximo para o Schlüter-BEKOTEC-THERM. Assim, podem ser instalados, por exemplo, grandes formatos de 1,5 x 3 metros sem quaisquer problemas.

  • O que é necessário ter em atenção no material de isolamento acústico do sistema BEKOTEC?

    O valor de compressibilidade (CP) de todos os componentes montados no sistema BEKOTEC deve ser inferior a 3 mm.

  • Qual pode ser a temperatura na betonilha com o sistema BEKOTEC?

    A temperatura na área dos elementos de aquecimento não pode ultrapassar continuamente os 45 °C no caso de betonilha de asfalto fundido e os 55 °C no caso de betonilha de sulfato de cálcio e de cimento.

  • Um piso radiante deve ser utilizado com revestimentos cerâmicos?

    Com o Schlüter-BEKOTEC-THERM isso não é um problema: pode utilizar o seu piso radiante com vários revestimentos diferentes. Tanto revestimentos macios (linóleo; cortiça; PCV), como também parquet e laminado.

    Pode encontrar uma vista geral dos tipos de revestimento possíveis aqui:

    Mehr erfahren

  • Os pisos radiantes são considerados lentos – o BEKOTEC-THERM também?

    Isso pode ser verdade nos sistemas convencionais, mas, com a sua reduzida quantidade de betonilha, o pavimento cerâmico climatizado poupa aprox. 3,7 metros cúbicos de betonilha por cada 100 metros quadrados de superfície. Além disso, também não é preciso aquecer as 7,4 toneladas (!) poupadas de betonilha. Por isso, o BEKOTEC-THERM reage significativamente mais rápido do que um piso radiante convencional.

    Assim, nada põe em causa um controlo confortável, ajustado e adaptado às necessidades do "piso do radiador" com fases de descida eficientes e em combinação com a tecnologia de controlo Schlüter adaptada ao sistema.

  • O BEKOTEC-THERM é adequado para o meu projeto de renovação de uma construção antiga?

    Sim! Graças ao reduzido peso do sistema e à baixa altura de montagem, o nosso piso radiante é ideal para renovações e remodelações. Caso seja necessária uma impermeabilização do pavimento, tal é possível com o componente Schlüter-DITRA sem um grande esforço adicional.

    O nosso departamento de tecnologia de aplicação está à sua disposição para adaptar a estrutura do piso. Além disso, podemos recomendar-lhe instaladores Schlüter-System com qualificação especial na sua área geográfica

  • Como um sistema de aquecimento radiante me ajuda a poupar energia?

    Um piso radiante ajuda-o a poupar energia por vários motivos:

     

    • A água de aquecimento não precisa de ser fortemente aquecida durante tanto tempo como num aquecimento convencional, reduzindo significativamente o consumo de energias fósseis ou elétricas; tem também a possibilidade de operar o seu sistema de aquecimento com energias renováveis.
    • A dissipação do calor através de uma grande superfície, como um pavimento, é mais eficaz do que a dissipação do calor através de um radiador relativamente pequeno, visto que a maior superfície do radiador exige uma temperatura de entrada significativamente menor.
    • O patenteado sistema BEKOTEC poupa mais de 70% da betonilha necessária para outros sistemas. Assim, a camada colocada sobre os tubos de aquecimento instalados no pavimento é significativamente mais fina e transmite o calor de forma mais rápida e eficiente.

     

  • Posso utilizar outros revestimentos do pavimento, para além do azulejo?

    Sim! Apesar de aconselharmos a aplicação de azulejos ou placas de pedra natural devido à reduzida resistência térmica, também a maioria dos outros revestimentos podem ser utilizados em combinação com um piso radiante. Diversos fabricantes oferecem revestimentos que são expressamente adequados para aplicação sobre um piso radiante.

  • Um piso radiante é adequado para alérgicos ao pó?

    Claro! Ao contrário de um aquecimento normal (aquecimento com radiadores), um piso radiante não distribui o seu calor através da circulação do ar, mas sim como um calor radiante uniforme, à semelhança de um recuperador de calor. A vantagem é que o pó praticamente não é agitado e as partículas de pó que já se encontram no ar não são automaticamente distribuídas por todo o espaço.

    Outra vantagem adicional para os alérgicos: num pavimento aquecido, a superfície quente e seca do piso elimina a base de subsistência de bactérias e fungos.

  • A instalação de um piso radiante demora muito?

    Não, pelo contrário! Com uma placa de nódulos Schlüter-BEKOTEC a base de assentamento é criada em apenas algumas horas, graças aos práticos sistemas de ligação. E, caso opte por azulejos para o revestimento, utilizando a lâmina Schlüter-DITRA-25, pode colocar os azulejos sobre a betonilha numa só operação, assim que a betonilha puder ser pisada! — Geralmente, no caso de betonilha de cimento, isto acontece após um dia. No caso de uma construção convencional sem Schlüter-BEKOTEC teria de esperar cerca de 6 semanas até poder colocar os azulejos.