• Dank flachem Aufbau lässt sich die Fußbodenheizung BEKOTEC-THERM im Altbau nachrüsten.

Reabilitação numa construção antiga com um piso radiante

Quer se trate de um edifício sagrado histórico ou uma habitação dos anos 60, o Schlüter-BEKOTEC-THERM contribuiu para a renovação e remodelação de incontáveis edifícios antigos e respetivos espaços, ficando estes atualizados a nível energético. Graças à reduzida altura de montagem e consequentes cargas estáticas baixas do piso, o sistema é ideal como piso radiante para reabilitação em construções antigas.

Plano e leve – o piso radiante ideal para a renovação de construções antigas



Como, nos sistemas BEKOTEC-THERM, a betonilha é aplicada numa camada particularmente fina, a construção fica muito leve e com uma espessura muito reduzida. Isto é percetível principalmente na renovação de construções antigas – no fim, são apenas alguns milímetros na estrutura do pavimento. Mas uma altura de construção reduzida também é uma vantagem para construções novas, visto criar uma reserva de espaço para um isolamento acústico adicional.

Em comparação: os sistemas de piso radiante convencionais possuem uma cobertura mínima de 45 mm da betonilha sobre os tubos de aquecimento. Daqui resulta um peso da betonilha superior a 130 kg por metro quadrado. O sistema Schlüter-BEKOTEC baseia-se numa estrutura do piso fina e fica saliente em relação aos nódulos, com uma cobertura da betonilha de 8 mm. O elegante resultado: uma poupança de mais de 50 por cento por metro quadrado no que diz respeito ao peso da betonilha!

Isolamento. Aquecimento. Betonilha.

Schlüter®-BEKOTEC-EN 18 FTS kommt auf eine niedrige Höhe von 23 mm.

O Schlüter-BEKOTEC-EN 18 FTS é uma combinação de sistema de nódulos e isolamento acústico com apenas 23 mm de espessura (25 dB comprovados). Esta combinação pode ser instalada diretamente sobre uma base resistente, por exemplo, sobre betão ou uma estrutura em madeira. Na placa são então colocados os tubos de aquecimento, bem como a betonilha.

Um peso leve de força!

Juntamente com a cobertura de betonilha necessária de 8 mm, o Schlüter-BEKOTEC-EN 18 FTS apresenta uma altura total de 31 mm e um peso mínimo de 52 kg/m². O resultado: uma solução resistente e leve, excelente ao nível do planeamento, mas também em termos do equilíbrio estático do seu edifício. A vida pode ser tão simples...

Mehr erfahren über BEKOTEC-THERM

A solução "mais fino não há"

Schlüter®-BEKOTEC-EN 12 FK baut gerade einmal 12 mm auf - perfekt für Altbau-Sanierungen.

A Schlüter-BEKOTEC-EN 12 FK é uma placa de nódulos fina com apenas 12 mm. Com nódulos baixos, a Schlüter®-BEKOTEC-EN 12 FK fixa de forma fiável tubos de aquecimento com 10 mm de diâmetro.

Juntamente com a betonilha, a qual deve cobrir o sistema de nódulos em 8 mm, Schlüter-BEKOTEC-EN 12 FK gera uma altura de montagem particularmente baixa de 20 mm e um peso de 40 kg/m².

Sem necessidade de fresagem!

O piso radiante Schlüter-BEKOTEC-EN 12 FK é ideal se estiver a planear uma renovação ou remodelação. Graças ao Schlüter-BEKOTEC-EN 12 FK, uma estrutura que suporta pouco peso ou alturas de montagem limitadas já não são motivo para prescindir de um piso radiante eficiente. Graças ao sistema de placas de nódulos, é possível prescindir do demorado processo de fresagem – tempos de montagem mais curtos, custos menores!

Fino, mas forte!

Uma peça elegantemente resistente. Não se deixe enganar pela reduzida altura de montagem das nossas estruturas de revestimento: são tão resistentes quanto os pisos de betonilha convencionais e capazes de suportar elevadas cargas de passagem. Já equipámos muitos concessionários automóveis com Schlüter-BEKOTEC. O fato de o nosso sistema poder suportar um SUV de 3,5 toneladas deveria deixá-lo descansado no planeamento do seu projeto, certo?

Nachrüstung einer Fußbodenheizung: Die Erfahrungen unserer Testerfamilien

Im Jahr 2016 haben wir mehrere BEKOTEC-THERM-Systeme für einen Praxis-Test verteilt. Drei glückliche Testerfamilien haben im Altbau unsere Heizungssysteme verlegt und ihre Erfahrungen im Bautagebuch und im Video festgehalten:

Remodelação energética

Para a renovação de divisões individuais, por exemplo, uma casa de banho, é frequente os construtores se perguntarem: "piso radiante ou radiadores?" Mesmo se o edifício estiver equipado com radiadores convencionais, o sistema Schlüter-BEKOTEC-THERM permite a reconversão de divisões individuais com um novo aquecimento no âmbito da renovação. E isto com um aquecimento de custos reduzidos que, em simultâneo, poupa energia e liberta espaço adicional.

Os projectistas e construtores decidem se todo o edifício deverá ser equipado posteriormente com um aquecimento moderno, no âmbito da renovação da construção antiga, ou se deve ser realizada uma renovação energética direcionada de apenas algumas divisões, com a instalação de um sistema de aquecimento radiante. Caso seja necessária uma impermeabilização da superfície do pavimento, esta é possível sem grande esforço adicional, com a colocação complementar de uma lâmina Schlüter-DITRA.

  • Exemplo: casa de banho modelo acessível da Schlüter

    Casa de banho modelo acessível da Schlüter

    Barrierefreies Musterbad mit Schlüter-Produkten

    A Deutsche Gesellschaft für Gerontotechnik (GGT - Associação Alemã de Tecnologia Geriátrica) disponibiliza serviços de assistência a especialistas da indústria, comércio e artesanato, bem como a privados interessados, dedicados ao tema "Maiores de 50". Na exposição permanente "Fórum de gerações", em Iserlohn, a GGT mostra inúmeras propostas de edifícios e habitações acessíveis.

    Esta exposição inclui também uma casa de banho acessível equipada com os produtos e soluções da Schlüter-Systems. Para além de uma base de duche ao nível do pavimento com Schlüter-KERDI-LINE, o perfil de proteção contra água Schlüter-SHOWERPROFILE-WS e o perfil Schlüter-DECO-SG para incorporar o vidro da divisória, também é visível um ralo Schlüter-KERDI-DRAIN para o escoamento central da água.

    Para ainda mais conforto no banho, a cerâmica no pavimento aquece rapidamente. Por isso, a casa de banho da GGT também está equipada com o nosso piso radiante fino e económico a nível energético, o Schlüter-BEKOTEC-THERM. A climatização elétrica do pavimento Schlüter®-DITRA-HEAT-E também é aplicada num banco revestido a cerâmica.

    O lavatório e respetivo espelho são iluminados elegantemente pela inovadora tecnologia de perfil luminoso Schlüter-LIPROTEC. Outro fantástico deleite é o canal de drenagem Schlüter-KERDI-LINE para o escoamento no lavatório.

    A base para os trabalhos em toda a casa de banho é a placa de construção impermeável Schlüter-KERDI-BOARD. Os azulejos utilizados são da Agrob Buchtal.

Ein neues Duscherlebnis: Warme Wandlfliesen in der Dusche mit DITRA-HEAT-E.

Azulejos quentes na parede e no piso de uma casa de banho renovada

O sistema de aquecimento radiante elétrico Schlüter-DITRA-HEAT-E também é ideal para o assentamento posterior em construções antigas. O sistema serve como complemento dos sistemas de aquecimento já existentes e, enquanto sistema de aquecimento radiante eficiente, garante azulejos quentes em frente ao lavatório ou um calor agradável no duche. O aquecimento de camada fina é um sistema completo que inclui impermeabilização e uma reduzida altura de montagem impressionante de 5,5 mm.

Endlich barfuß über warme Fliesen laufen - dank einer Fußbodenheizung von Schlüter!

Conheça o nosso sistema completo Schlüter®-BEKOTEC-THERM!

Schlüter®-BEKOTEC-THERM