Vantagens dos pisos radiantes

Por que motivo os pisos radiantes são tão vantajosos

  • Grande superfície de aquecimento, temperatura uniforme

    Nos sistemas de aquecimento convencionais, o calor é distribuído a partir de um dos lados da divisão, geralmente a partir da janela. Isto leva a correntes de ar com temperatura variável. O que não acontece com um aquecimento de superfície: neste caso, o calor é emanado de uma grande superfície, aquecendo a divisão de forma uniforme.
  • Divisões mais bonitas sem radiadores

    Alguma vez viu um radiador esteticamente aprazível? Nós também não.

    É por isso que não só torna as suas divisões mais bonitas ao colocar o sistema de aquecimento debaixo do pavimento mas também poupa espaço que poderá ser utilizado para o equipamento interior que pretende ver e utilizar realmente todos os dias.

  • Um suspiro de alívio para quem sofre de alergias

    Uma vez que um aquecimento de superfície gera apenas alguns graus de diferença em relação ao ar ambiente, provoca somente uma fração dos movimentos de ar (correntes de ar) criados por um aquecimento convencional. Isto é favorável porque um aquecimento do pavimento não provoca remoinhos de poeira, não sobrecarregando assim o ar que respira.

    Os pisos radiantes são uma verdadeira revelação para quem sofre de alergias ao pó da casa: não só porque há menos circulação de ácaros do pó produtores de alergénios — o pavimento seco, uma vez que é aquecido, elimina a base de subsistência dos incómodos ácaros, especialmente em conjunto com um pavimento em mosaico higiénico e fácil de limpar.

  • Higiene geral

    Higiene geral

    Os líquidos secam mais rapidamente em pavimentos aquecidos. Por esse motivo, bactérias, fungos e ácaros não têm qualquer hipótese. Se quiser instalar um pavimento higiénico na sua casa de banho ou cozinha ou se tiver crianças em idade de gatinhar, um aquecimento do pavimento é a melhor escolha.
  • Economizar energia e dinheiro

    Economizar energia e dinheiro

    Em comparação com um sistema de aquecimento com radiadores, o aquecimento de superfície utiliza uma temperatura da água significativamente inferior, uma vez que o aquecimento do pavimento tem uma superfície muito superior à de um radiador, pelo que a diferença de temperatura entre a superfície aquecida e o ar ambiente não tem de ser tão elevada para se obter um aquecimento eficaz da divisão. A chamada temperatura de entrada da água pode assim ser bastantes graus inferior, poupando assim cerca de 2% de energia por cada grau, o que afeta diretamente o cálculo dos custos do aquecimento.
  • Ideal com mosaicos e cerâmica

    Apenas com um revestimento com mosaicos de cerâmica ou pedra natural é que um piso radiante pode mostrar a sua essência.

    Graças à boa condutibilidade térmica, estes materiais são a primeira escolha a nível económico e ecológico. No entanto, também podem ser utilizados outros revestimentos desde que autorizados pelo fabricante, como alcatifa, PVC ou parquet.

  • Rápida instalação

    Quem opta por um sistema de aquecimento moderno como o pavimento cerâmico climatizado Schlüter®-BEKOTEC-THERM não precisa de contar com longos tempos de instalação.
    Graças à estrutura especial do pavimento cerâmico climatizado, os mosaicos ou placas de pedra natural podem ser instalados sobre a esteira Schlüter®-DITRA 25 do sistema, imediatamente após a betonilha poder ser pisada.
    Não são necessários longos tempos de espera pela secagem da betonilha nem morosos aquecimentos de cura ou funcionais. E uma vez que é utilizado muito menos material na fina betonilha, o peso e a altura de construção são menores, fazendo com que a instalação necessite de muito menos tempo.
  • Possibilidade de instalação posterior graças à altura de instalação reduzida

    Quem pretender efetuar uma renovação ou remodelação não precisa de prescindir das vantagens de um moderno piso radiante. Para estas aplicações foram criadas especialmente as variantes Schlüter®-BEKOTEC-EN 18 FTS e Schlüter®-BEKOTEC-EN 12 FK. Graças às alturas de construção especialmente reduzidas e às camadas mínimas de betonilha, as cargas estáticas são reduzidas. Assim, também é possível efetuar renovações de edifícios antigos e históricos sem problemas. Outra vantagem: não é necessário retirar a betonilha existente. Isto permite economizar não só tempo de construção como também reduzir os custos, o ruído e o entulho.
  • Aumento do valor de mercado

    Aumento do valor de mercado

    Um piso radiante apresenta muitas vantagens. O mercado também está ciente disso: o valor de mercado de um imóvel com piso radiante é significativamente superior ao de um equipado com radiadores. Assim, optar por um aquecimento de superfície é vantajoso a vários níveis!

O aquecimento do futuro é plano

Graças às baixas temperaturas de entrada, os aquecimentos de superfície são ideais para funcionamento com geradores de calor ecológicos e regenerativos como bombas de calor ou em conjunto com tecnologia solar. Visto que, ao contrário dos aquecimentos convencionais, o calor também penetra na própria estrutura do edifício e fica aí conservado, os aquecimentos de superfície são uma solução preparada para o futuro para habitações bem isoladas com temperatura ambiente uniforme.

Não existe calor mais confortável

Os especialistas em bem-estar sabem-no: o ser humano considera o calor especialmente confortável se não provier de correntes de ar, se existir uma diferença de temperatura mínima entre o ar ambiente e as superfícies da parede e do teto e se a cabeça e os pés estiverem a uma temperatura semelhante.

Enquanto especialistas em aquecimentos de superfície, sabemos que: um piso radiante oferece todas estas vantagens. Uma vez que, em comparação com um radiador simples, a superfície aquecida é bastante maior, praticamente não é necessário movimento do ar para distribuir o calor. Além disso, o pavimento e as paredes não precisam de ser aquecidos através do ar, pois um aquecimento de superfície consegue funcionar com apenas alguns graus Celsius de diferença em relação à temperatura do ar ambiente. E porque o gradiante de temperatura é tão reduzido, até no verão poderá considerar um piso radiante confortável se a cabeça estiver fresca.

 

Está convencido?

Então venha conhecer o nosso sistema completo Schlüter®-BEKOTEC-THERM!

Schlüter®-BEKOTEC-THERM