Projeto Moonstone – BEKOTEC-THERM numa luxuosa casa energeticamente eficiente

Aquele que é conhecido na Grã-Bretanha como "Projeto Moonstone", próximo da cidade inglesa de Cheltenham, demonstra, de forma realmente impressionante, que é possível conjugar o pináculo da construção luxuosa com uma arquitetura marcante e ecológica baseada num conceito de desenvolvimento sustentável..

O empreiteiro John Croft erigiu numa antiga zona industrial um edifício habitacional de vários andares, ultramoderno, que cumpre todos os desejos imagináveis, equipado com seis quartos, uma piscina, um ginásio, sala de cinema e um quarto de brinquedos.

Em simultâneo, cumpre os mais elevados padrões ambientais. O pavimento cerâmico climatizado Schlüter-BEKOTEC-THERM contribuiu significativamente para o efeito. Este ocupa os 1470 m² de área útil da imponente casa, combinado com placas de pedra natural da marca Jerusalem Gold. Carl Stokes, diretor de divisão da Schlüter-Systems Ltd, Grã Bretanha, explica que "John Croft optou pelo nosso sistema por estar convencido dos tempos de reação rápidos do piso radiante, obtidos graças à reduzida espessura. Obviamente a eficiência energética do pavimento cerâmico climatizado foi igualmente decisiva, uma vez que correspondia ao repto inicial de "Construção Energeticamente Positiva", ou seja, uma habitação que gerasse mais energia do que aquela que consome, sendo totalmente autónoma."

O pavimento cerâmico climatizado comprovou ser o sistema ideal para o projeto, uma vez que, graças à sua reduzida altura de montagem, era a solução ideal para as fontes energéticas renováveis. O projeto Moonstone recorre precisamente a estas fontes energéticas: 80% da energia necessária é gerada por uma parede de células fotovoltaicas, os restantes 20% por uma bomba de calor.

Esta forma de produção de energia é complementada pelas mais modernas soluções de isolamento: 50 cm das paredes são pedra sólida e material de isolamento extrudido estanque, altamente moderno. Existem ainda blocos de betão no interior que, no verão, garantem o arrefecimento e, no inverno, acumulam o calor necessário. Em combinação com janelas com vidro triplo, foi construído um edifício que satisfaz os mais elevados requisitos de casas passivas, superando os valores de isolamento em cerca de 65%.

Assim, o projeto Moonstone demonstra, de forma impressionante, como a "casa do futuro" pode ser já hoje um modelo para a construção desafiante e sustentável de habitações. Através da utilização de materiais de construção inovadores e de um conceito de eficiência energética inteligentemente conjugados é possível implementar, sem problemas, uma construção ecológica, mesmo num edifício de luxo, sem cedências ao nível do conforto. O pavimento cerâmico climatizado Schlüter-BEKOTEC-THERM contribuiu significativamente, visto tratar-se de um sistema de piso radiante energeticamente eficiente.

Endlich barfuß über warme Fliesen laufen - dank einer Fußbodenheizung von Schlüter!

Conheça o nosso sistema completo Schlüter®-BEKOTEC-THERM!

Schlüter®-BEKOTEC-THERM