Remodelação de uma habitação especial
Os “Trulli” são um dos símbolos mais importantes e famosos da região italiana da Apúlia, de tal forma que os “Trulli” na comuna de Alberobello foram considerados Património Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Estas casas circulares do século XVII são construídas em alvenaria de pedra seca, sem argamassa. Devido à construção em pedra natural maciça com paredes muito grossas e janelas pequenas, oferecem boa proteção contra o calor no verão e conservam o calor no inverno. Estes edifícios são assim protótipos da construção passiva e da modular, uma vez que todos os quartos estão construídos em torno de uma divisão central de grande dimensão.
A renovação de um edifício deste género implica, por um lado, a conservação das características do edifício, e por outro, a adaptação às necessidades atuais. Ao instalar um piso radiante Schlüter-BEKOTEC-THERM, isto pode ser realizado sem contrapartidas. É por esse motivo que a família Laruccia optou por utilizar no seu “trullo” em Polignano a Mare o pavimento cerâmico climatizado. Uma razão importante para isso é que não são necessários radiadores, ficando as paredes desocupadas. Graças à altura reduzida do sistema, é possível continuar a utilizar a característica porta original da habitação.
O dono da obra também concordou com o simples corte e instalação das placas Schlüter-BEKOTEC-EN, permitindo assim uma instalação fácil do piso radiante não obstante o formato desafiante do edifício. A ligação da divisão principal aos diversos quartos também não foi um obstáculo. Uma vez que, com o sistema Schlüter-BEKOTEC, foi possível adaptar a estrutura das juntas de expansão à grelha de juntas, ao instalar as placas de pedra natural também foi mantida uma elevada liberdade na instalação. Foi assim possível renovar com sucesso este edifício inusitado sem afetar negativamente a forma original.