Vantagens de um piso radiante

Da montagem à distribuição do calor, passando pelos custos de aquecimento. As vantagens de um piso radiante são inúmeras. Leia aqui todas as vantagens da aquisição de um pavimento climatizado.

Poupança energética e de custos

Ao contrário de um aquecimento com radiadores, um piso radiante distingue-se pela menor temperatura da água, visto que o sistema de aquecimento radiante possui uma superfície maior do que um radiador. Assim, a chamada temperatura de impulsão da água pode ser alguns graus inferior, poupando energia, o que afeta diretamente o cálculo dos custos do aquecimento.

Divisões mais bonitas sem radiadores

Livre-se dos volumosos radiadores que roubam espaço. Ao instalar o sistema de aquecimento sob o pavimento, não só torna as suas divisões mais bonitas, mas também liberta espaço, o qual pode então utilizar conforme desejar.

Grande superfície de aquecimento, ambiente uniforme

Nos sistemas de aquecimento convencionais, a temperatura é distribuída a partir de um dos lados da divisão, geralmente a partir da janela. Isto provoca correntes de ar com temperatura variável do ar. Isso não acontece num sistema de aquecimento radiante: neste, a temperatura emana de uma grande superfície, aquecendo a divisão uniformemente.

Higiene geral

Os líquidos secam mais rápido em pavimentos aquecidos. Por esse motivo, as bactérias, fungos e ácaros não têm qualquer hipótese. Se quiser instalar um pavimento higiénico na sua casa de banho ou cozinha ou se tiver crianças em idade de gatinhar, um piso radiante é a solução ideal para a sua casa.

Alívio para os alérgicos

Uma vez que um piso radiante apresenta apenas alguns graus de diferença em relação ao ar ambiente, provoca apenas uma fração dos movimentos (correntes de ar) criados por um aquecimento convencional. Isto é favorável porque um piso radiante não provoca remoinhos de poeira, não sobrecarregando assim o ar que respira.

Os pisos radiantes são uma verdadeira revelação para quem sofre de alergias ao pó: não só porque há menos circulação de ácaros do pó produtores de alergénios, mas o pavimento seco, uma vez que é aquecido, também elimina a base de subsistência dos incómodos ácaros, especialmente em combinação com um pavimento em cerâmica higiénico e fácil de limpar.

Possibilidade de instalação posterior graças ao formato plano

Se pretende realizar uma renovação ou remodelação não precisa de prescindir das vantagens de um moderno piso radiante. As variantes Schlüter®-BEKOTEC-EN 18 FTS e Schlüter®-BEKOTEC-EN 12 FK foram especialmente criadas para estas aplicações. Graças às alturas de montagem particularmente reduzidas e às camadas mínimas de betonilha, as cargas estáticas são reduzidas. Assim, a renovação de edifícios antigos e históricos pode decorrer sem problemas. Outra vantagem: não é necessário retirar a betonilha existente. Assim, não só poupa tempo de construção, como também reduz os custos, o ruído e o entulho.

Aumento do valor de mercado

Um piso radiante apresenta muitas vantagens. O mercado também está ciente disso: o valor de mercado de um imóvel com piso radiante é significativamente superior ao de um equipado com radiadores. Assim, optar por um piso radiante é vantajoso a vários níveis!

Rápida instalação

Quem opta por um moderno sistema de aquecimento Schlüter-BEKOTEC-THERM ou Schlüter-DITRA-HEAT-E não precisa de ter em conta longos tempos de instalação. Graças à estrutura especial, os azulejos ou as placas de pedra natural podem ser instalados diretamente sobre a lâmina Schlüter-DITRA do sistema, assim que for possível pisar a betonilha. Não são necessários longos tempos de espera pela secagem da betonilha nem morosos aquecimentos de cura. E, uma vez que é utilizado muito menos material na fina camada de betonilha, o peso e a altura de construção são menores, fazendo com que a instalação seja significativamente mais rápida.

Ideal para cerâmica

Optimal mit Keramik

Só com revestimentos do piso em azulejos cerâmicos ou pedra natural é que um piso radiante pode verdadeiramente mostrar a sua essência. No entanto, também é possível utilizar outros revestimentos, como alcatifa, PVC ou parquet – tenha em atenção às requisições do fabricante.

Água ou eletricidade? A escolha é sua!

Conheça os nossos sistemas: